Última semana, daqui a poucos dias saberemos quem irá ou não para o segundo turno das eleições presidenciais. Muitos eleitores pensam que decidiram os seus candidatos com base em suas propostas. Ouvimos debates, lemos, brigamos com amigos e no dia das eleições sairemos para votar com a certeza de uma decisão racional sobre quem votar. Será mesmo assim, uma decisão racional?
Segundo estudos psicológicos, em verdade não temos tanto controle assim, como achamos que temos, sobre o nosso voto. É certo que educação, saúde, violência são assuntos importantes que pautam o interesse geral, mas eleitores podem ser atraídos por fatores aparentemente sem qualquer relação com esses temas importantes. Podem se inclinar a votar em razão da sensação de medo e ou repugnância, por exemplo, sem qualquer relação com propostas. É sabido que as nossas decisões são fortemente influenciadas por processos inconscientes, emoções e até mesmo por ideias preconcebidas.
Jon Krosnick, professor de ciência política da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, dedicou sua carreira a estudar o fenômeno. "Todas as escolhas são, na realidade, inconscientes", defende. Segundo Krosnick, durante um debate na televisão, muitos fatores podem ter impacto na decisão do eleitor – e não apenas o que cada candidato está dizendo. Ele e seus colegas descobriram que, durante as eleições presidenciais americanas de 2008, por exemplo, muitos eleitores não se deram conta o quanto foram influenciados pela etnia dos candidatos Barack Obama e John McCain. Pessoas que marcaram mais pontos em um teste para medir o racismo implícito tinham menos tendência a optar por Obama.
Em verdade, isto já é do domínio do conhecimento de muitos marqueteiros políticos, que aconselham a despertar linguagem que possam alcança esses valores inconscientes do eleitorado, através de palavras que podem gerar repulsa ou atração a este/a ou aquele/a candidato/a. Não duvide, caro leitor, uma manipulação destas pode ter mais influência do que muitas pessoas pensam. Assim, busque votar em propostas que se aliam aos seus princípios de valores, não a estruturas conceituais trabalhadas por marqueteiros. Eleja o/a melhor para a realização do que você sabe e quer como certo.
* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.