Não tenho lado ideológico político-partidário, pois sempre fui da opinião que as ações precisam ser empreendidas, na direção do bem, venham de que lado for. As ideologias são limitadoras, bloqueadoras, pois se apoiam em valores de segmento, em cores. Dito isso, honestamente, não entendo por que o PT não intermedia essas ações de ajuda para a Venezuela, a sua presidente nacional, Gleisi Hoffmann, inclusive foi à posse do Nicolás Maduro, logo é pessoa próxima?
Não guardo a ingenuidade de achar que os ajudadores do momento são almas enobrecidas pelo sentimento caritativo de auxílio ao próximo, claro que não. Infelizmente, as brigas, as guerras no mundo se resumem a três pilares: poder, dinheiro e religião, não necessariamente nesta ordem. Ora, sei que se buscam ações de mídia, exposição de miséria...tudo muito comum às propagandas políticas, a interesses não ditos. Amiúde, inclusive, por estas terras nossas isto também é feito. Mas, verdadeiramente, o povo está passando miséria de toda natureza ou não?! É possível que a própria mídia escolha um lado, mas estas levas de milhares de refugiados são figurantes de um grande enredo criado por segmentos contrários ao poder lá estabelecido, será? Claro que não. Por isso a minha pergunta repito: e o PT, seus poderosos cardeais, por que não fazem nada? Em Salvador tem até busto de Simón Bolivar, então?
Infelizmente, ainda veremos, por todos os lados, em nome de ideologias, gente passar por dificuldades, podendo ser ajudada, mas não são simplesmente porque não se pode “ceder” às questões de interesse de poder com as suas sectárias propagandas.
*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.