Há quase uma semana aqui, o BNew divulgou uma notícia: Pastor evangélico celebra casamento gay em Salvador, mas encontra resistência(...). Foi o casamento entre dois homens.
Naturalmente, o pastor, sem se identificar, aludiu que a sua atitude é “passo importante de resistência...” até aí tudo esperado. Resolvi checar alguns comentários, aí veio a minha surpresa, não que esperasse que algum leitor da Bíblia fosse ter alguma posição em
concordância com o religioso, de forma alguma. A minha perplexidade nasceu, no entanto, dos que escreveram, sem qualquer vacilo, que “Jesus não aprova esse tipo de união”. Tornam-se procuradores pessoais de Jesus, com contato direto com Ele, pois a segurança da desaprovação é absoluta, como se tivesse ouvido do próprio a “condenação”.
Ora, ora, pessoalmente, considero que a Bíblia, por questões lógicas e racionais, certamente, ao ser passada da tradução oral, para a escrita, de uma língua para outra foi, digamos, arrumada aos interesses dos seus tradutores, inclusive porque o primeiro dos evangelhos só veio à lume mais de quarenta anos após a morte de Jesus. Vejamos: os que ouviram ou estavam velhos demais e com as naturais consequências da idade, ou ainda pior já foi o ouvir de quem disse que ouviu. Nos dias atuais onde tudo é fácil de checar acontecem as fakes news, imagine…
Por outro lado, é de se esperar o que a quem andava comendo com prostitutas, pescadores e publicanos? Condenações? Em João, 20,30s: "Jesus fez, diante de seus discípulos,
muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro.” Usando dos próprios textos, quem sabe o que foi feito e dito de fato?
O comentarista Genilson Coutinho é que está certo, no lugar de condenar, porque esse povo não vai fazer algo de importante para os necessitados da nossa Cidade, só para lembra: “O que fizestes a um dos menores destes meus irmãos a mim o fizestes” (Mt 25: 40), ou mesmo tirar Jesus dos lábios e levá-Lo para morada no coração, em atitudes reveladoras de seu real seguir?
*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.