José Medrado, médium de múltiplas faculdades, algumas manifestadas a partir da infância, outras da adolescência, começou a pintar mediunicamente aos 27 anos, quando o espírito Renoir lhe apareceu, propondo transformar tintas em pães.
(José Medrado medium of multiple faculties, some raised from childhood, others in adolescence, started to paint mediumisticly when he was 27 years old, and the spirit Renoir came to him proposing to transform paint into bread.)
Assista aqui uma sessão de Pintura Mediúnica e palestra de José Medrado
(Watch here on this link a demonstration of spiritual painting and José Medrado’s lecture)
Inicialmente, Medrado relutou em aceitar o convite, pois jamais havia feito qualquer curso de pintura e não entendia de arte. Mas, a proposta era exatamente esta, transformá-lo em pincel vivo e, assim, ajudar no sustento do orfanato mantido pelo Centro, que passava por dificuldades financeiras.
Os primeiros esboços foram como que desestimulantes, perseverou, porém. Após as primeiras tentativas sem sucesso, na noite de 20 de dezembro de 1988, ao som da Nona Sinfonia de Beethoven, o espírito Van Gogh, por seu intermédio, retratou este compositor alemão Beethoven que viveu cerca de cem anos antes do pintor holandês. Os resultados, a seguir, foram notáveis prenunciando o que, mais tarde, iria ocorrer, projetando Medrado no cenário da arte mediúnica, não só na Bahia, mas no Brasil e no exterior. Medrado realiza publicamente, em questão de minutos, trabalhos mediúnicos que pintores profissionais levariam muito tempo para concluir. Geralmente, nas pinturas públicas, manifestam-se os impressionistas, maioria deles pintores franceses que viveram no século XIX. Mas, também, pinta mediunicamente em ateliê, onde predominam clássicos da pintura, pintores sacros, renascentistas, etc.
Antes de pintar publicamente, Medrado se submeteu à avaliação de muitos críticos de arte, que identificaram nas telas por ele produzidas, traços de Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Gauguin, Edouard Manet, Picasso.
Vejamos o que declarou Matilde Mattos sobre o médium, ao Jornal da Bahia, em 05/05/90. "Sabemos que quem nunca teve o treino da pintura jamais seria capaz de fazer uns poucos traços, esfregá-los e dali sair um quadro. Teria de ter muita experiência e prática para saber que efeito conseguiria, mudando as cores e o equilíbrio da composição. É quase impossível para uma mão pouco treinada! E no caso de Medrado, as figuras estão bem centradas e as proporções são sempre corretas." (Matilde Mattos é integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte e Associação Brasileira de Críticos de Arte).
Toda a renda obtida através da pintura mediúnica é destinada, além da ajuda a outras instituições, à manutenção das obras assistenciais da Cidade da Luz: Lar Luz do Amanhã, distribuição de cestas básicas, enxovais..., mantendo o acordo firmado, à época, de Renoir com Medrado, que a faculdade mediúnica lhe seria suspensa, caso houvesse distanciamento do seu propósito básico, a filantropia. Desde 1988, a pintura mediúnica de Medrado, portanto, vem atuando no bem ao próximo.
At first, Medrado was reluctant to accept the invitation because he had never done any painting course and did not understand art. But the proposal was exactly this, turn him into live brush and thus help the orphanage,supported by City of Light, that was facing financial difficulties.
The first sketches were discouraging, but he persevered. After the first unsuccessful attempts, on the night of December 20, 1988, to the tune of Beethoven's Ninth Symphony, Van Gogh's spirit, through him, portrayed this German composer Beethoven who lived about a hundred years before the Dutch painter. The following results were remarkable predicting what would later occur making Medrado a renowned trance artist, not only in Bahia, but in Brazil andabroad.Medrado normally paints mediumisticly in front of an audience, in a matter of minutes what would take professional painters a long time to do similarly. On those occasions, the 19th-century Impressionist painters are those who most frequently manifest themselves. But Medrado also paints in his studio when Classical, Renascence, Sacred paintings, etc. are produced.
Before painting publicly, Medrado was evaluated for many art critics, who identified in the canvas produced by him, traces of Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Gauguin, Edouard Manet, Picasso.
Let's see what Matilde Mattos said about the medium, to Bahia Newspaper, on 05/05/90. "We know that those who never had the training of the painting would never be able to do a few strokes, rub them away and produce a canvas. It would have to have a lot of experience and practice to get to know what effect, changing the colors and the balance of the composition. It is almost impossible for aninexperiencedhand! And in Medrado’s case, the figures are well centered and proportions are always correct."(Matilde Mattos is a member of the International Association of Art Critics and the Brazilian Association of Art Critics).
All money collected from his mediumistic painting goes to social work - food and clothes distribution, helps support the orphanage belonging to City of Light and other charity institutions. According to the agreement set by Medrado and the spirit Renoir, during their first contact, Medrado's psychopictography faculty would be discontinued in case the philanthropic purpose was neglected. It´s been non-stop work since 1988.
Watch here ademonstration of mediumistic painting with Jose Medrado - Switzerland]
Assista aqui Pintura Mediúnica com José Medrado - Suiça