Notícias

09h00

Mediunidade - Transformando tintas em pães

Inicialmente, Medrado relutou em aceitar o convite, pois jamais havia feito qualquer curso de pintura e não entendia de arte.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

José Medrado, médium de múltiplas faculdades, algumas manifestadas a partir da infância, outras da adolescência, começou a pintar mediunicamente aos 27 anos, quando o espírito Renoir lhe apareceu, propondo transformar tintas em pães.

(José Medrado medium of multiple faculties, some raised from childhood, others in adolescence, started to paint mediumisticly when he was 27 years old, and the spirit Renoir came to him proposing to transform paint into bread.)

Assista aqui uma sessão de Pintura Mediúnica e palestra de José Medrado

(Watch here on this link a demonstration of spiritual painting and José Medrado’s lecture)

Inicialmente, Medrado relutou em aceitar o convite, pois jamais havia feito qualquer curso de pintura e não entendia de arte. Mas, a proposta era exatamente esta, transformá-lo em pincel vivo e, assim, ajudar no sustento do orfanato mantido pelo Centro, que passava por dificuldades financeiras.

Os primeiros esboços foram como que desestimulantes, perseverou, porém. Após as primeiras tentativas sem sucesso, na noite de 20 de dezembro de 1988, ao som da Nona Sinfonia de Beethoven, o espírito Van Gogh, por seu intermédio, retratou este compositor alemão Beethoven que viveu cerca de cem anos antes do pintor holandês. Os resultados, a seguir, foram notáveis prenunciando o que, mais tarde, iria ocorrer, projetando Medrado no cenário da arte mediúnica, não só na Bahia, mas no Brasil e no exterior. Medrado realiza publicamente, em questão de minutos, trabalhos mediúnicos que pintores profissionais levariam muito tempo para concluir. Geralmente, nas pinturas públicas, manifestam-se os impressionistas, maioria deles pintores franceses que viveram no século XIX. Mas, também, pinta mediunicamente em ateliê, onde predominam clássicos da pintura, pintores sacros, renascentistas, etc.

Antes de pintar publicamente, Medrado se submeteu à avaliação de muitos críticos de arte, que identificaram nas telas por ele produzidas, traços de Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Gauguin, Edouard Manet, Picasso.

Vejamos o que declarou Matilde Mattos sobre o médium, ao Jornal da Bahia, em 05/05/90. "Sabemos que quem nunca teve o treino da pintura jamais seria capaz de fazer uns poucos traços, esfregá-los e dali sair um quadro. Teria de ter muita experiência e prática para saber que efeito conseguiria, mudando as cores e o equilíbrio da composição. É quase impossível para uma mão pouco treinada! E no caso de Medrado, as figuras estão bem centradas e as proporções são sempre corretas." (Matilde Mattos é integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte e Associação Brasileira de Críticos de Arte).

Toda a renda obtida através da pintura mediúnica é destinada, além da ajuda a outras instituições, à manutenção das obras assistenciais da Cidade da Luz: Lar Luz do Amanhã, distribuição de cestas básicas, enxovais..., mantendo o acordo firmado, à época, de Renoir com Medrado, que a faculdade mediúnica lhe seria suspensa, caso houvesse distanciamento do seu propósito básico, a filantropia. Desde 1988, a pintura mediúnica de Medrado, portanto, vem atuando no bem ao próximo.

 

At first, Medrado was reluctant to accept the invitation because he had never done any painting course and did not understand art. But the proposal was exactly this, turn him into live brush and thus help the orphanage,supported by City of Light, that was facing financial difficulties.

The first sketches were discouraging, but he persevered. After the first unsuccessful attempts, on the night of December 20, 1988, to the tune of Beethoven's Ninth Symphony, Van Gogh's spirit, through him, portrayed this German composer Beethoven who lived about a hundred years before the Dutch painter. The following results were remarkable predicting what would later occur making Medrado a renowned trance artist, not only in Bahia, but in Brazil andabroad.Medrado normally paints mediumisticly in front of an audience, in a matter of minutes what would take professional painters a long time to do similarly. On those occasions, the 19th-century Impressionist painters are those who most frequently manifest themselves. But Medrado also paints in his studio when Classical, Renascence, Sacred paintings, etc. are produced.

Before painting publicly, Medrado was evaluated for many art critics, who identified in the canvas produced by him, traces of Renoir, Claude Monet, Berthe Morisot, Toulouse Lautrec, Van Gogh, Gauguin, Edouard Manet, Picasso.

Let's see what Matilde Mattos said about the medium, to Bahia Newspaper, on 05/05/90. "We know that those who never had the training of the painting would never be able to do a few strokes, rub them away and produce a canvas. It would have to have a lot of experience and practice to get to know what effect, changing the colors and the balance of the composition. It is almost impossible for aninexperiencedhand! And in Medrado’s case, the figures are well centered and proportions are always correct."(Matilde Mattos is a member of the International Association of Art Critics and the Brazilian Association of Art Critics).

All money collected from his mediumistic painting goes to social work - food and clothes distribution, helps support the orphanage belonging to City of Light and other charity institutions. According to the agreement set by Medrado and the spirit Renoir, during their first contact, Medrado's psychopictography faculty would be discontinued in case the philanthropic purpose was neglected. It´s been non-stop work since 1988.

Watch here ademonstration of mediumistic painting with Jose Medrado - Switzerland]

Assista aqui Pintura Mediúnica com José Medrado - Suiça

 

 

Rua Barreto Pedroso, 295 • Pituaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2024. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para obter mais informações, consulte o nosso política de privacidade e nossa política de cookies. E para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Site
Necessário