Neste sábado, 16, aconteceu a segunda edição do Seminário Cuidando do Cuidador, promovido pela Cidade da Luz para seus voluntários.
Ser voluntário é uma maneira inteligente de fazer bem a si próprio, pois possibilita a abertura de novas experiências e oportunidades de aprendizado, conhecer realidades muitas vezes tão distantes de nosso entendimento e convívio, além do imenso prazer de fazer parte das mudanças que deseja para um mundo melhor. Afinal, fazer o bem faz bem!
A equipe organizadora, coordenada por Rosângela Teixeira, conselheira da Instituição, organizou um farto e variado café da manhã, regado a uma boa música oferecida pelo cantor Welington Pacheco (voluntário da Casa) para recepcionar os voluntários.
Músicas como Tente outra vez (Raul Seixas), O que é que é (Gonzaguinha), É hoje (Caetano Veloso), dentre outras, deram um clima todo especial ao início do II Seminário Cuidando do Cuidador.
Palestrantes do Seminário Cuidando do Cuidador II:
Maria Célia Gomes (Mestre em Família Contemporânea, Psicóloga Psicodramatista e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Pablo Duran da Cidade da Luz).
Realizou a apresentação junto com o grupo de psicólogas do Núcleo de Psicologia Pablo Duran, uma das atividades da Cidade da Luz.
Equipe: Renata Magalhães, Luana Medrado, Carla Moura, Luana Lessa, Maria Célia Gomes, Ana Cristina Machada e Ana Cristina Calmon Neto.
José Medrado (Mestre em Família Contemporânea, Fundador e Presidente da Cidade da Luz)
Realizou uma dinâmica de autoria de um dos orientadores espirituais da Casa, Pablo Duran, enfatizando a importância de nos conhecermos melhor.
É muito importante que os voluntários de Instituição se conheçam, se apresentem entre si e que cada um saiba o que o outro faz, como faz e outros assuntos relacionados ao trabalho, desempenhando um processo de relacionamento interpessoal e de uma rede de relacionamentos propícia para qualquer atividade. Assim os próprios voluntários conseguem identificar as dificuldades que cada área está enfrentando e poderão se ajudar mutuamente.
Dinâmicas realizadas por Maria Célia Gomes e o grupo de Psicólogas do Núcleo de Psicologia Pablo Duran:
O Núcleo de Psicologia Pablo Duran desenvolveu o trabalho - Cuidando do Cuidador com o objetivo de despertar a conscientização nos voluntários sobre si mesmo, enquanto cuidadores, sobre o reconhecimento da importância do cuidado consigo próprio para poder cuidar do outro e como fazer isso. Para tanto, preparou e desenvolveu atividades de aquecimento e relaxamento, e posteriormente, levou os participantes a refletir sobre si, seu papel e seus recursos para desempenhar as suas tarefas na Instituição. Finalizando o trabalho, todos foram convocados formar grupos e a dramatizar os resultados a que chegaram, apresentando-o aos demais companheiros.