"A violência é crime! Nenhuma vítima é capaz de se esquecer disso. Mas um atendimento acolhedor, receptivo e, acima de tudo, humano pode ajudá-la a superar."
Núcleo de Psicologia Pablo Duran - Cidade da Luz - Grupo de Acolhimento às Pessoas em Situação de Violência.
Tem o objetivo de acolher pessoas (adultas) de classes menos favorecidas através de triagem e que esteja vivenciando algum tipo de situação de violência.
Para caracterizar um ato como “violento”, devem ser preenchidas ao menos as seguintes condições: causar dano, usar a força (física ou psíquica), ser intencional ou ir contra a livre e espontânea vontade de quem é objeto do dano.
A Organização Mundial da Saúde reconhece a violência como um grave problema de saúde pública, além de constituir uma violação dos direitos humanos.
A violência, além de ser uma questão política, cultural, policial e jurídica, é também, e principalmente, um caso de saúde pública. A violência não é um problema específico da área da saúde. No entanto, ela a afeta, já que muitas vítimas adoecem a partir de situações de violência.
É importante destacar que a violência acontece no mundo todo e atinge pessoas de todas as idades; independe de sexo, raça, religião, nacionalidade, escolaridade, opção sexual ou condição social. No entanto, a violência apresenta-se nas classes menos favorecidas com mais facilidade devido às condições precárias de sobrevivência. Reproduz-se nas estruturas e subjetividades em diferentes espaços, como na família, escola, comunidade e trabalho. Ou seja, é um fenômeno socialmente construído, que necessita ser desconstruído.
Ressalte-se que os pacientes deverão ter seguimento em ambulatórios específicos, com acompanhamento multiprofissional para suas demandas sociais e médicas, proporcionando, assim, sua reestruturação emocional e reintegração social.
(Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal)
Contatos pelo e-mail: contatoclientespsicologa@hotmail.com