O Mutirão de Saúde, visando à prevenção e combate a hipertensão arterial, promovido pela Cidade da Luz, no Ambulatório Bezerra de Menezes, neste sábado (17), atendeu pessoas com idade entre 20 e 30 anos, contando com equipe médica composta de cardiologistas, residentes médicos e enfermeira.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiológicas matam mais as mulheres do que o câncer de mama.
Segundo a Dra. Lucíola Crisóstomo, que fez palestra e atendeu pacientes, “o mutirão possibilita identificar pessoas com pressão alta e que não sabem, além de melhorar o tratamento dos que têm o diagnóstico estabelecido, sendo portanto auxiliar no tratamento, além de prevenir e promover a saúde”.
Para Rute Oliveira, paciente, esta ação foi um presente. Ela exaltou o cuidado da Cidade da Luz em avisá-la, sobre o mutirão, através de contato telefônico.
Rosineide Pereira, com diagnóstico de cardiopatia, afirma que teve dificuldade em ser atendida na rede pública e que o mutirão foi ótimo para a sua condição. Saiu do atendimento com avaliação cardiológica em dia, bem orientada pelo Dr. Wilde Robert, com a medicação prescrita e mais consciente dos cuidados necessários à saúde.