O projeto realizado pela Cidade da Luz oferece banho a cerca de 100 pessoas nesta condição de vulnerabilidade social, por semana
Os problemas vivenciados pela população em situação de rua em Salvador vão além da fome. A falta de moradia e a escassez de alimentos estão longe de serem as únicas dificuldades enfrentadas diariamente pelas cerca de 7.000 pessoas que vivem nessas condições de vulnerabilidade social na capital baiana. Para amenizar o sofrimento desse público, a Cidade da Luz, localizada na Rua Barreto Pedroso, no bairro de Pituaçu, oferece banhos a cerca de 100 pessoas por semana.
Intitulado “Busão da Solidariedade”, o projeto é uma iniciativa do complexo multidisciplinar de auxílio ao próximo, sem fins lucrativos, fundado pelo médium José Medrado. Em entrevista ao BNews, o presidente da Cidade da Luz detalhou como têm funcionado as ações da instituição em apoio à população em situação de rua na capital baiana.
“No momento, porque não estamos tendo recursos para sair todos os dias, estamos saindo uma vez por semana. É um ônibus que nós adaptamos, colocamos cinco boxes para banho, sendo um para pessoas com deficiência”, iniciou. “A pessoa entra, a gente dá roupas novas, no caso, limpas, de doação, sandálias, um kit banho, e aí eles vão para o boxe privativo. Quando eles estão saindo, eles recebem também uma quentinha”, explica.
Além do banho e do alimento, Medrado conta que o projeto presta ainda apoio social ao público sem moradia. Compra de passagem para pessoas de outros estados que chegam a Salvador em busca de trabalho, retirada de documentação e assistência em saúde são alguns dos exemplos de como ocorre essa ajuda. “A depender do que a gente encontre, a gente dá um suporte”, conta.
Onde encontrar
Ainda de acordo com o presidente da Cidade da Luz, o “Busão da Solidariedade” circula em diversos pontos de Salvador, onde há maior concentração de pessoas em situação de rua, como Aquidabã, Calçada. “Em cada saída [do ônibus], estão ocorrendo mais de 100 banhos e a gente fica com uma média de 20 a 30 pessoas para auxílio”, informou.
Medrado lamenta que os banhos possam ocorrer apenas uma vez na semana, já que a quantidade de doações obtidas pela instituição ainda é insuficiente para aumentar o número de saídas às ruas. “A gente sai uma vez por semana, infelizmente, porque não estamos conseguindo doação”, relata. “E quando falamos de doação, é doação de roupa, de alimento para a gente poder distribuir, porque a demanda está, de fato, muito grande. São mais de 40 anos de existência da Cidade da Luz, e eu nunca vi uma situação como essa”, emendou o líder espiritual.
Banho é dignidade
Para o médium, os banhos, que geralmente são oferecidos às quartas-feiras, representam ainda dignidade à população em situação de rua, que cresceu significativamente em Salvador durante a pandemia da Covid-19.
“É impressionante como realmente essas pessoas estão carentes de tudo, sobretudo de acolhimento. É um erro imaginar ‘ah, só, tem drogado’. Ainda que fosse, são pessoas que também precisam, mas não é só esse o caso”, considerou Medrado.
Saiba como ajudar
O presidente da Cidade da Luz lembra ainda que o projeto “Busão da Solidariedade” é o único serviço que oferece banho à população em situação de rua na Bahia, contudo, a instituição não recebe nenhum apoio do Poder Público.
“Nem de empresa, nem de Poder Público. A Cidade da Luz não guarda, não tem nenhum convênio, a gente não recebe dinheiro de fora, nada. Tudo é por conta das doações de boa vontade”, afirmou Medrado.
Quem deseja colaborar com a realização do projeto “Busão da Solidariedade”, basta acessar o site www.cidadedaluz.com.br e clicar na guia “Ajude a Cidade da Luz”, para conferir as informações sobre como doar.